Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Contradições do Século 20

     O século 20 vai chagando ao fim
     Sua história escrita com sangue humano de duas guerras mundiais, centenas de pequenas guerras, revoluções, revoltas, conflitos de raças, de cores, de religiões, de idéias politicas, sociais, de petróleo e de dólares.
     Soma-se ainda as lutas de classe e por melhor salários, a brutalidade das ditaduras, das prisões por delitos de opinião, as torturas, os assassinatos, fuzilamentos, sequestros por divergências religiosas, politicas e para cobrar resgastes em dinheiro; o empobrecimento de cerca de um bilhão de pessoas e o enriquecimento astronômico de alguns envenenadores da natureza, destruidores das florestas, poluidores dos mares e dos rios.
     A ambição cega gente que só pensa no hoje!
     O século 20 registra também a existência de grandes tiranos como Hitler, Mussolini, Salazar, Franco, Stalin, Fulgêncio Batista, Peres Gimenez, Pinochet, Fidel Castro, Vizela, Getúlio Vargas, Saddam Hussein, Aiatolá Khomeini e centenas de verdugos da pior espécie, na África, na Ásia, na Europa, "socialistas", nazi-fascistas e democratas, no mundo árabe, na América.
     Século de grande progresso tecnológico, eletrônico, ida à Lua, da descoberta da energia atômica e todo um acervo de armas que podem destruir o nosso planeta mais uma vez. Revelou especialistas em matanças coletivas, em genocídios, formação nas academias militares para desencadear guerras computadorizadas, trusts do comércio, da industria,dos bancos, do petróleo e grupos ricos e poderosos da Igreja Universal do Reino de Deus, de seitas evangélicas e muçulmanas que detém fortunas colossais com ajuda eletrônica, no Brasil, na América do Norte e no mundo árabe.
     E o Homem o que ganhou com tantos avanços tecnológicos?
     É menos pobre? Dispõe um mínimo de tranquilidade e de bem-estar?
     As mudanças do século 20 incluem proporcionar a felicidade humana?
     A tecnologia inventada e desenvolvida pelos cientistas e pelos técnicos lembra-se do seu criador? Da sua felicidade, da dos seus, da sociedade? Atende os interesses da Humanidade ou só as ambições de uns poucos magnatas desprezando o centro desse universo: O HOMEM?
     Não há sociedade feliz enquanto gente como nós dormir nas calçadas, de baixos dos viadutos, nos prédios em ruínas, em "casas de latas" e morrer aos poucos de fome.
     O século 20 revelou um outro progresso, filho do terror politico, da exploração desenfreada, do racismo, da religiosidade canibal, cujas "vitórias cantadas", afrontam a inteligência, os direitos humanos e a liberdade de pensar em voz alta, de populações imensas que dominam com mão de ferro.
     A Europa chegou a ser "governada pelo terror dos campos de extermínio nazi-fascistas. Antes do Pan-Germanismo e o Czarismo que apavorou as populações pacifistas, antiguerreiras. Rios de sangues correram na Europa, na América e na África até na implantação do Bolchevismo em 1917, na Rússia e seus satélites. Milhões de pessoas direcionaram sua fé e suas esperanças para esses países. Chegou-se acreditar que a igualdade econômica e social, felicidade humana para todos os habitantes do nosso planeta viria do Oriente. Foram mais de 70 anos de esperança e expectativas em vão... Agora todos os sonhos caíram por terra! Só a pobreza e a desolação dos oprimidos persistentes em doses assustadoras.
     Ao findar o século 20 a democracia usada pelo Tio Sam para invadir e explorar países na América Latina e os ingleses e franceses para saquear e colonizar povos no Ásia, na África e até na Europa, perdeu a sua cotação.
     O partido comunista inclusive os dois brasileiros, pensam em mudar de Rússia (das liberdades máximas, do socialismo real) é posto fora da lei, proibida a sua existência, exatamente como não faz a muito tempo os comunistas proibiam manifestações a organismos que não fossem os seus, principalmente depois que um grupo de marajás soviéticos tentaram depor do governo renovador(?).
     dispuseram-se a dar mais um golpe, desafiar o governo, fuzilar os "traidores" do comunismo e continuar explorando a boa fé do povo. Só que desta vez o POVO russo repetiu a "revolução popular espontânea de Fevereiro de 1917": saiu às ruas e derrotou o exército pondo para correr os golpistas! (Foi este POVO que derrubou a corja de bárbaros comandada pelos Romanoffs, destruiu uma dinastia seculares e expulsou o Czar, em fevereiro de 1917).
     Nesta ultima década do século 20 as esperanças parecem volta-se para o "socialismo democrático". No entanto as democracias empobreceram a América Latina e tal como a islâmica apoiava ditames do Corão, não avança com o propósito de reduzir as diferenças sociais, a miséria reinante nos regimes fortes e nos liberais, chegando para muito ser de fome absoluta. O socialismo em alguns países também é hoje apenas rótulos.
     E não se espere que o século 21 diminuam as disputas pela supremacias tecnológica, com os fortes ameaçando os fracos, para lhe vender armas enquanto milhões de pessoas morrem de fome.
     Se os poderosos não pararem para pensar e fizer reverter a volúpia do poder do homem e do Estado, será o século da catástrofe: a população e as substâncias químicas ajudarão as armas a destruição da Humanidade.
     Só uma EDUCAÇÃO NOVA, humanizada para todos, embutida num sistema redistribuidor de riquezas naturais e das produzidas pelo trabalho de todos e de cada um poderá salvar a Humanidade.
     Em síntese: o século 20 chega ao fim marcado pela ambição neurótica do homem, contrariando o conceito cristão de que somos todos irmãos.
(Flor do Tâmega - 02-10-1992).


Extraido:
Livro: O Homem em busca da terra livreAutor: Edgar Rodrigues
Paginas:236 á 238
Ano:1993

Editora: VJR - Editores Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário