Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

IRMÃS MARTINS: BELEZA REBELDE EM QUATRO ROSTOS DE MULHER


     São quatro musas amotinadas, produtos dos momentos mais afirmativamente revolucionários da luta de classes comandada pelos anarquistas no Rio Grande do Sul. Mulheres feitas de bronze e mel, filhas do povo que casaram com a causa libertária fortalecendo os laços de ternura humana que irmanavam os companheiros de caminhada. Espertirina, Eulina, Dulcina e Virgínia.
     Quatro momentos vestidos de grandeza da mulher gaúcha como agentes de transformação social, sensibilidade feminina abrindo as janelas do tempo, derrubando mitos e tabus, vanguarda de classe plantando as raízes de um novo amanhã. A referência aos seus nomes, aqui, ao lado de Malvina Tavares, Dorvalina Ribas e Ana Libonati Avenna – é uma homenagem ás mulheres que estão fazendo agora a sua parte, tecendo a sua historia.

1-Espertirina

     Corajosa e bela militante anarquista. Feminista. Oradora e conferencista. Natural de Legeado, onde nasceu em 1902. Era a mais jovem das irmãs Martins. Agitadora, atuou em Porto Alegre, Rio Grande, São Paulo (SP) e Campos (RJ). Foi aluna da Escola Moderna, onde também estudava seu futuro marido, Artur Fabião Carneiro, e, das irmãs, era “a mais intransigente do ponto de vista ideológico”, segundo seu sobrinho Marat Martins Budaszewski.
     Com apenas quinze anos, em 1917, carregava a bomba com Djalma Fettermann enfrentou a carga de cavalaria da Brigada Militar na batalha campal travada na Várzea, hoje Avenida João Pessoa, entre anarquistas e brigadianos, em janeiro desse ano. O confronto se deu durante o enterro de um trabalhador assassinado pela repressão. Espertirina levava essa bomba disfarçada dentro de um buquê de flores...
     “Morou com a irmã Eulina, esposa de Zenon de Almeida, em Rio Grande, onde participou de comícios, manifestações e passeatas, inclusive um encontro sangrento com as forças da repressão. Teve o curso primário completo, estudou violino, escrevia e era oradora ardente. Com Zenon, no prelo portátil, imprimia os panfletos e jornais revolucionários, distribuindo-os nas fabricas e bairros operários. De novo em Porto Alegre, já moça feita, tornou-se uma feminista convicta. Em 1925 foi residir com Eulina e Zenon em Campos (RJ), ligando-se novamente aos grupos anarquistas, quando promoveu reuniões e pronunciou conferências”.
     “Com a irmã Dulcina, que se havia casado com Djalma Fettermann, foi residir no Rio, na Ilha do Governador, Praia da Bandeira, aí casando-se com Fabião Carneiro, o qual logo a seguir foi trabalhar na empresa de publicidade eclética, em São Paulo. Nesta cidade ambos ligaram-se a Edgar Leuenroth, junto a quem prosseguirem nas atividades revolucionarias, até voltarem para Porto Alegre. Aqui, Espertirina veio a falecer em 22 de dezembro de 1942, em virtude das complicações de um parto prematuro e apendicite. Faleceu antes de completar quarenta anos, fiel às suas posições revolucionários.

2 – Eulina

     Eulina Reichenbach Martins era a mais velha das Irmãs. Aluna da professora Malvina Tavares, acabou se constituindo numa das mais combativas e radicais militantes anarco-sindicalistas do Rio Grande do Sul. Casada com Zenon de Almeida, atuou em pé de igualdade com este em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.
     Informa seu sobrinho Marat Martins Budaszewski que Eulina “auxiliava na impressão e distribuição de folhetos e jornais clandestinos. Participou de manifestações, comícios e encontros violentos. Ajudava na feitura da massa explosiva das bombas fabricadas por seu marido. Como temperamento, era a que mais se aproximava do tipo de caráter de Nino Martins. Tinha um Grande ódio de classe e desprezo pela burguesia”.
     Em Rio Grande – continua Marat – num encontro com a Brigada Militar, manteve-se na linha de fogo, remuniciando as armas. Nos momentos de perigo, entoava as canções anarquistas e iniciava à luta. Em Campos (RJ), prosseguiu na luta e aceitava com firmeza as inúmeras prisões de Zenon.
     Grande admiradora de Lênin, já viúva, em 1945, de novo com a família em Porto Alegre, aderiu ao Partido Comunista, do qual foi oradora militante e ativista, permanecendo convicta nas suas ideias revolucionarias até a morte, aos 77 anos. Aqui manteve contatos de amizade com velhos anarquistas, entre eles Gusmán, marmorista; Nalepinski, sapateiro; Luz Derivi; Orlando Martins e outros.

3 – Dulcina

     Dulcina Reichenbach Martins era dois anos mais velha que Espertirina, tendo nascido em Lajeado em 1904. Também aluna de Malvina Tavares. Conheceu Djalma Fettermann na Escola Moderna, onde este lecionava, e apaixonaram-se. Noivos, só puderem casar-se em Campos (RJ), na casa de Zenon, quando ela para lá seguiu, junto com Espertirina, em 1925, segundo Marat Martins Budaszewski.
     “Apoio Djalma em todas as suas lutas e perseguições – informa Marat – até quando, já com a família a Porto Alegre e ala ingressou no Partido Comunista, no período de legalidade, de 45 a 47. Foi uma militante a ativista ardorosa, tento um grande destaque na arrecadação de fundos para a imprensa popular. Viúva, mora no Rio de Janeiro, e de seus filhos um, que leva o nome do pai, fez curso superior na República Democrática Alemã e é, atualmente, dirigente na República Popular de Guiné-Bissau”.

4 – Virgínia

     Ardorosa militante anarquista. Sendo a segunda mais velha das irmãs, foi influenciada também pela professora Malvina e participou de inúmeros acontecimentos, dando muito apoio a Nino, quando esta se desempregava, em virtude das suas atividades politicas, muito frequentemente. Casou-se em 1917 e teve família numerosa, à qual se dedicou integralmente, embora sempre conservando suas ideias, até o surgimento legal do Partido Comunista, do qual se tornou uma simpatizante extremada, participando principalmente das campanhas de arrecadação de fundos financeiros. Grande admiradora de Prestes, morreu aos setenta anos, vítima de câncer, mais fiel aos seus ideais revolucionários.

Extraído do:
Os anarquistas do Rio Grande do Sul
Autor: João Bastista Marçal
Paginas: 107 á 110
Ano: 1995
Editora: Unidade Editorial Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário