Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PORQUE ODEIO ESTA SOCIEDADE

     A sociedade em que vivemos é muito interesseira: tudo se faz pelo maldito dinheiro e pela ambição  de ser mais rico do que o outro, de mandar mais do que o outro, de se julgar mais do que o outro, de ser mais  poderoso do que o outro; enfim: tudo pela ambição  do vil metal.
     Um homem manda trabalhar  outro homem; pelo dinheiro manda  matar outro, pelo dinheiro dois homens acusados  de se matarem mutuamente, pelo dinheiro um irmão  assassina outro irmão,  pelo dinheiro um pai mata o filho,  pelo dinheiro um filho assassina o seu pai, pelo dinheiro dois povos se lança em guerra e se trucidar mutuamente pelo mando de dois homens, como está  acontecendo agora com os marroquinos   e espanhóis. E isto sempre  aconteceu em todos os tempos é lugares: os homens  se trucidam só  pela ambição do maldito dinheiro.
     Esta sociedade não pode existir muito  tempo assim porque está cimentada  sobre o crime; uma mulher  vende o seu proprio filho  por dinheiro,  mata seu proprio marido pelo dinheiro, uma mulher  se prostitue pelo dinheiro. Que horror! Quanto crime se prática  nessa sociedade. E tudo pela ambição  do  maldito dinheiro. Que planeta tão raquítico! Que seres ruins produziu!
     Eu odeio essa sociedade porque  a sociedade  me odeia porque  sou anarquista, anti-religioso, anti-militarista, anti-patriota, anti-alcoolista, anti-monetarista, anti-tabaquista, anti-protitutista, anti-politico; enfim,  por ser contra  uma sociedade  infame, hipócrita e falsa.
     E' por isso que o homem que sustenta está  ideia bela e sã que se chama Anarquia está desprezado  por toda a parte, até  pela própria família, no lar paterno, como se fosse um cão leproso... A mim pouco  importa: a minha é  a natural - a Humanidade.

Francisco D. Lozano.
15-9-1909

Extraído
Jornal: A voz do trabalhador
Orgam  da Confederação Operária Brasileira
Ano II - N. 20 redação e administração: Rua do Hospício Ñ. 166, sobrado - Rio de Janeiro
15 de novembro  de 1909

Nenhum comentário:

Postar um comentário