Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de novembro de 2017

A JUSTIÇA, PRINCÍPIO REVOLUCIONÁRIO ( PROUDHON)

     O tempo das raças iniciadora passou. O movimento não renascerá na Europa, nem do Oriente, nem do Ocidente...
     Ele não pode vir senão de uma propaganda cosmopolita, defendido. Por todos os homens... sem distinção, nem raça, nem língua.
     Qual será a sua bandeira? Só pode ser uma: a Revolução, a Filosofia, a Justiça. Revolução é o nome francês... filosofia é o nome germânico; que justiça se torne o nome cosmopolita...
     Qual é o princípio fundamental, orgânico, regulador, soberano das sociedades? É a Religião, o Ideal, o Interesse? É o Amor, a Força, a Necessidade ou a Higiene? Há sistemas e escolas para todas estás afirmações.
     Este princípio, para mim, é a Justiça.
     —É a essência da Humanidade.
     Que tem sido ela, desde o princípio do mundo?
     —Quase nada.
     Que deve ser ela?
     —Tudo.
     (De la Just. dans la Rév. Phil. Popular.)
     Sendo a igualdade a lei da natureza, do mesmo modo que a lei da justiça, e sendo as promessas de uma e de outra idênticas, o problema, para o economista e para o homem de Estado, já não é saber se a economia será sacrificada à justiça ou  a justiça sacrificada à economia; ele consiste em descobrir qual será o melhor partido a tirar das forças físicas, intelectuais, econômicas, que o génio incessantemente descobre, a fim de restabelecer o equilíbrio social, perturbado pelas particularidades de clima, de geração, de educação, de doenças, e por todos os acidentes de força maior...
     É uma tarefa bem delicada conciliar o respeito devido às pessoas com as necessidades orgânicas da produção; respeitar a igualdade, sem pôr em perigo a liberdade ou, pelo menos, sem impor à liberdade outros entraves que não sejam o Direito. Tais problemas requerem um ciência à parte, objetiva e subjetiva ao mesmo tempo, metade fatalidade e metade liberdade. (De lá Justice dans la Rév., Les Biens.)

Extraído:
Livro: A Nova sociedade
Autor: Proudhon
Editora: RÉS colecção substância
Página: 14 á 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário