Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O que é democracia? (Pierre-Joseph Proudhon)


     E o que é a democracia? A soberania do povo, ou melhor, da maioria nacional. Sempre que a soberania do homem, em vez de a soberania da lei, a soberania da vontade e não a soberania da razão, em uma palavra, as paixões em vez do direito. Quando as pessoas passaram da monarquia para a democracia, há, sem dúvida, o progresso, porque o multiplicam soberano, o mais provável é que a razão prevaleça sobre a vontade, mas o fato é que nenhuma revolução é realizada no governo e subsistente o mesmo princípio. E isso não é tudo: o povo rei não pode exercer a sua soberania em si: é obrigado a delegar os gestores de energia. Isto é o que aqueles que procuram assiduamente repetiu sua aprovação. Estes funcionários são cinco, dez, cem, mil, o que importa o número ou o nome? Será sempre a regra do homem, o Estado de vontade e favor. Mas o que é soberania? Diz-se que é o poder de fazer leis (Soberania, Toullier acordo é onipotência humana definição materialista:..? Se a soberania é algo, é um direito, não uma força ou poder que é a onipotência humana (N . T.)). Outro absurdo, o despotismo renovado. As pessoas, que tinham visto os reis basear suas regras sobre a fórmula para tal é a minha vontade, por sua vez, queria saber o prazer de fazer leis. Nos 50 anos desde a Revolução que mediar a data (O autor escreveu este livro em 1849 (N. do T.)) emitiu milhões deles, e sempre, não se esqueça, por ação de seus representantes. E o jogo não é nem perto da conclusão. Além disso, a definição de soberania foi deduzida a partir da definição da lei. A lei, segundo eles, é a expressão da vontade do soberano, então, em uma monarquia, a lei é a expressão da vontade do rei, em uma república, a lei é a expressão da vontade do povo. Além da diferença no número de vontade, os dois sistemas são perfeitamente idênticos, quer no erro é o mesmo: a dizer que a lei é a expressão de uma vontade e deve ser a expressão de um fato. No entanto, o chefe dos guias foram opinião de especialistas: ele havia tomado a cidade de Genebra, Rousseau, profeta, e ao Contrato Social pelo Corão.

     A preocupação eo preconceito são encontrados em cada turno na retórica dos novos legisladores. O povo tinha sido vítima de uma série de exclusões e privilégios, seus representantes fizeram o seu presente na seguinte afirmação: Todos os homens são iguais por natureza e perante a lei declaração ambígua e redundante. Os homens são iguais por natureza:

     Quer significar que todos têm a mesma altura, mesmas características, mesmo gênio e virtudes semelhantes? Não, mas nós tentamos descrever a igualdade política e civil. Bem, nesse caso, ter dito o suficiente: todos os homens são iguais perante a lei.

     Mas o que é a igualdade perante a lei? Nem a Constituição de 1790, nem 93, nem depois, foram capazes de definir. Todos envolvem uma desigualdade de riqueza e posição, ao lado do qual não pode haver nenhuma possibilidade de igualdade de direitos. Sobre este ponto, podemos dizer que todas as nossas Constituições têm sido a expressão fiel da vontade popular, e eu vou provar isso. Ao mesmo tempo as pessoas foram excluídas do civil e militar. Eles fazem um grande negócio acreditava inserir na Declaração dos Direitos do Homem este artigo bombástico: "Todos os cidadãos são igualmente admissíveis a cargo público: as pessoas livres não reconhecem mais indivíduos razões de preferência na sua força e talento" .

     Muito tem sido celebrado como bela frase, mas disse que não o merece. Porque ou eu não entendo, ou dizer que o povo soberano e legislador reformista só vê em compensação emprego público e, portanto, benefícios estimándoles pessoais, e apenas como fontes de renda, prevê a entrada gratuita para os cidadãos . Se não fosse assim, se qualquer coisa que eles estavam vencendo, o que a sábia precaução? No entanto, ninguém se lembra de que, para ser um conjunto piloto é necessário conhecer astronomia e geografia, ou gagos proíbem representando óperas. As pessoas seguiram em imitação dos reis. Como eles empregos lucrativos iria distribuir entre seus amigos e bajuladores. Infelizmente, esta última característica e completar a semelhança, as pessoas não gostam de tais benefícios, são estes para os seus agentes e representantes, que também não têm medo de contrariar a vontade soberana dos inocentes. Este artigo edificante da Declaração dos Direitos do Homem, preservado nas Cartas de 1814 e 1830, é a variedade de desigualdade civil, ou o que é o mesmo, de desigualdade perante a lei. Também envolve hierarquias desiguais, uma vez que as funções públicas não são aplicadas, mas com consideração e emolumentos conferida: a desigualdade de fortunas, como se quisesse nível deles, os trabalhos do governo têm sido deveres e não direitos, a desigualdade em favor porque a lei não determina o que se entende por talentos e virtudes. Em tempos imperiais, virtude e talento consistia somente em valor militar e adesão ao Imperador, quando Napoleão criou a sua nobreza, parecia tentar imitar o antigo. Hoje o homem satisfaz impostos 200 francos é o homem virtuoso é um colecionador negócio honesto fora bolsos, a partir de agora, estas declarações será verdade não tem importância. As pessoas finalmente consagrada propriedade ... Deus o perdoe, porque ele não sabia! Cinqüenta anos atrás, que expia erro lamentável. Mas como poderia enganar as pessoas, cuja voz é dito, é Deus e cuja consciência não erra? Como em busca de liberdade e igualdade caiu para trás em privilégio e servidão? Em um esforço contínuo para imitar o antigo regime.

Pierre-Joseph Proudhon

Extraído de:
http://pt.scribd.com/doc/98779571/proudhon-que-es-la-democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário